sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os treze porquês


Editora: Ática
Titulo: Os treze porquês
Autor: Jay Asher

Sinopse: Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela.
Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.
Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.

  Sabem aqueles livros que você lê e depois pensa todo mundo deveria lê-lo, esse livro me proporcionou isso. Este livro toca em vários assuntos que tocam na ferida de diversos adolescentes e porque não adultos também. O livro conta a história de Hannah uma adolescente que cometeu suicídio aparentemente por motivo nenhum, e poucas pessoas na sua escola não se perguntaram o motivo e talvez achavam que era até melhor ela ter morrido.
  Mas antes de se matar Hannah grava 7 fitas com os 13 porquês e cada porque está relacionado a uma pessoa. Clay Jensen recebe as fitas pelo correio e ao dar o play nas fitas ver que sua vida vai modificar naquele momento. As regras eram simples aos que recebessem as fitas, deveriam passar para eles até o numero 13 e o ultimo poderia queima-la ou como ela diz pode queima as fitas elas serão jogadas ao inferno como eu.
  A história que levou Hannah a se suicidar começou simples e até poderia ser um início de romance, mas boatos e inverdades sobre o que realmente aconteceu de um simples beijo, criam várias histórias paralelas e boatos transformando a imagem e reputação desta garota. A partir daí, vão acontecendo pequenos fatos, que se transformam em uma bola de neve que a leva a não mais querer viver.
 Outro protagonista da história Clay, não compreende o porque recebeu as fitas, pois todas estavam relacionados a pessoas que tinham o hábito de serem cruéis com as outras. E quando descobre o porque recebeu e vocês entenderam quando lerem este livro, percebem que nem sempre é possível ajudar alguém, pois a pessoa precisa querer receber está ajuda.
 O livro trás diversos assuntos, como direção depois de beber, estrupo, bullyng, depressão, falta de comunicação entre pais e filhos , e há própria falta de comunicação entre os jovens e suas relações sociais superficiais. Este livro também me lembro como os adultos raramente escutam ou tenta escutar o que jovens tem a lhes dizer.
 Enfim recomendo muito a lerem ele. E para você ter mais um motivo a Netflix vai lançar uma série baseado no livro e dirigido pela Selena Gomez. Estreia dia 31 de março.
Segue o teaser.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Perfeitos

Perfeitos é o segundo livro da saga feios de Scott Westerfeld

Editora: BestBolso
Titulo: Perfeitos
Autor: Scott Westerfeld

Sinopse: Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado.
Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.


  Perfeitos é o segundo livro da distopia de Feios, finalmente Tally agora é uma perfeita, mas se esqueceu o motivo que a levou lá, que era de se torna uma perfeita e toma a cura para Shay também tome a cura. Apesar de sua vida parecer perfeita cheia de festas e diversão ela não se sente completa. 

  Por isso, tenta entra no grupo dos Crims, onde eles vivem aprontando coisas da época em que eram feios. Numa festa a fantasia ela resolve junto de sua amiga de irem de Enfumaçadas e Tally coloca a unica peça que tem da Fumaça e as paredes inteligentes fazem uma copia desta peça para Shay.
  Nesta festa, Tally tem um convidado surpresa que lhe faz começa a lembrar da Fumaça e lhe deixa um presente escondido na mansão da festa. Tally no outro dia é nomeada Crim e o líder do grupo a chama para um piquenique. No início ela acha Zane o perfeito mais lindo que ela vê, mas também esquisito, o guri não come muito e diz que isso o faz fica borbulhante. Então Tally que também está se sentindo assim, se sente confortável para contar sobre os acontecimentos da noite anterior e os dois vão em buscar de achar esse presente da Fumaça.
Vou parar por aqui, para não ter mais spoliers. O autor como em Feios demora um pouco para dar ritmo a história, mas Perfeitos é um pouco melhor que Feios neste aspecto, ele consegue colocar mais emoções e nos faz até mudar nossa postura com alguns personagens. Perfeitos me deixou com vontade de terminar de ler a saga, que quase desisti de ler toda no primeiro livro.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Lidos do mês de Janeiro

 
  Como leitura inicial de janeiro e deste ano um livro da Jojo Moyes, alias terminei o ano passado iniciando ele e terminei na primeira semana deste ano. Vamos utilizar o mesmo sistema do Skoob para classificar os livros até 5 estrelas para avaliar.
  
A última carta de amor é um livro que foge dos clichês, conta duas histórias em paralelos e as duas protagonistas de diferente datas de anos, trata do assunto traição e caso extra conjugal a protagonista Ellie dos dias de hoje tem um relacionamento com um cara casado, apesar de está bem em sua profissão e ser independente financeira, vemos que ela é cobrada por ainda não está casada e buscando uma matéria ela encontra uma carta de amor, que pela linhas ela sabe que o casal está na mesma situação que ela. E assim conhecemos a outra protagonista Jennifer que no inicio do livro achamos fútil e depois vemos ela com uma profundidade. Além de trazer o assunto principal, a autora debate o papel da mulher entre as décadas e sua independência, além disso a autora nos faz viver um romance longe de ser clichê. 
Nota : ✰✰✰✰✰

Persuasão é um livro sobre amor e espera nele, Jane Austen mais uma vez nos traz uma protagonista que nega um pedido de casamento, mas dessa vez a protagonista Anne foi totalmente influenciada pelos conselhos de sua amiga e anos mais tarde ela reencontra esse cara e ela ver que ela ainda é totalmente apaixonada por ele, mas deixa seu caminho aberto para que ele se case-se com qualquer moça que desejar.  Desde que assisti o filme: A casa do lago, anos atrás deseja ler esse romance, e o livro não me decepcionou em nada. Jane Austen nos mostra a sociedade em que vivia em tantos detalhes ricos e ao mesmo tempo nos trazem sentimentos atuais.
Nota: ✰✰✰✰✰

Feios é uma distopia, em uma sociedade moderna, onde todas as pessoas passam por cirurgias aos 16 anos para se tornar perfeitos, alcançam um padrão de beleza pré estabelecidos, e Tally Youngblood só tinha esse desejo de se torna perfeita, mas as coisas se complicam depois dela começa uma amizade com outra feia Shay e descobre que nem todos querem ser perfeitos e uma sociedade que vive na floresta e que se chama Fumaça.
Eu adoro, distopias mas tive dificuldades em ler este livro, há muitas partes em que ele demora a desenrolar a trama, mas um pouco depois do meio do livro ele melhorar. Senti falta de saber um pouco mais de alguns personagens, mas é um livro mediano.
Nota: ✰✰✰


Mau começo é o primeiro livro da série Desventuras em Série e como vocês perceberam eu não tenho o livro físico e li ele em e-book, é um livro que está na minha lista de leitura há muito tempo desde que vi o filme com o mesmo nome da série. Intitulando como livro infanto-juvenil ele não perde nada para os outros livros. A narrativa de Lemony Snicket é saborosa e ligeira, sabe aqueles livros que você devora em um dia. Adorei ser apresentadas aos protagonistas da história e ao nosso vilão cruel. Se você gostou do filme ou da série vai adorar o livro.
Nota: ✰✰✰✰✰

Consegui conclui minha meta individual de ler 4 livros por mês. E estes foram os livros lidos de janeiro, espero que vocês também tenham ditos leituras maravilhosas como eu.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Jogo da Vida.

Imagem Pinterest
  A vida é semelhante ao jogo de fases, igual aquele que você jogava na sua infância ou ainda joga no seu celular. Existem fases fáceis e fases difíceis, aquelas que você acabam em minutos e outras você demora dias e dias até pegar a manha do jogo. Existem aquelas em que se há sorte junto com sua habilidade e fazem você ter uma grande jogada de mestre. 
  Outras vezes, a gente também pensa em desistir do jogo, porque cansamos de perder "as vidas" nele. Porém depois de um tempo voltamos e vimos que jogo não era tão difícil como parecia no início e que a questão era ter paciência e se concentrar que conseguiríamos passar por todos os obstáculos e passar a fase. E as vezes é melhor muda de jogo, pois aquele já não faz você feliz como no inicio.
  E o mais importante, a vida não tem Reset, e nem podemos volta as fases anteriores, e neste jogo só se tem uma única vida, se no meio deste jogo estamos próximo ao perigo eminente é melhor parar e mudar na hora de jogo, porque ninguém vai te dar outra vida.
  Viva, passe as fases, tenha calma e não busque atalhos que possa prejudicar seu futuro. O jogo da vida é único, não perca a oportunidade de joga-lo o seu melhor nele.

Cristina Vitor