quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Persuasão Jane Austen

  Ano passado, crie uma mania positiva de ler livros citados em outros livros, também de citações em filmes e séries, porém como são muitos e a maioria clássicos da literatura, ainda estou no processo. Sempre fui apaixonada por Jane Austen, antes mesmo de ler Orgulho e Preconceito por conta de dois filmes: um baseado em Orgulho e Preconceito e outro que era baseado em um livro que a editora Rocco vai lançar agora no Brasil, o clube de leitura de Jane Austen. 
  Então finalmente eu li Orgulho e Preconceito e me apaixonei ardentemente pela Mr Darcy e a escrita de Jane Austen, mas neste post falaremos da sua última obra publicada um ano depois de sua morte, Persuasão.



Editora: L&PM 
Titulo: Persuasão
Autor: Jane Austen

Sinopse: Anne Elliot, a heroína de Persuasão, é uma nem tão jovem solteira que, seguindo os conselhos de uma amiga, dispensara, sete anos atrás, o belo e valoroso (porém sem título nobiliárquico e sem terras) Frederick Wentworth. No entanto, o futuro sentimental e financeiro de Anne não é muito promissor, e quando o destino a coloca frente a frente com Frederick, agora um distinto capitão da Marinha britânica, reflexões, conjunturas e arrependimentos são inevitáveis.

  Anne Elliot é a filha do meio do Sir Walter,que é um nobre decadente, que vive como diria a minha vó de aparências, por conta da sua vida financeira ele aluga o casarão onde mora ao um capitão da marinha, muito influenciado por conta do conselho de seu amigo, que vê a classe da marinha em ascensão e renda a sua casa para eles. Anne é a filha do meio do Sir Walter a não tão amada como a filha mais velha, que depois da morte da mãe ocupa o lugar de senhora da casa, e está sempre próxima ao pai aproveitando todos os privilégios que teria sua mãe, ela faz questão de não ceder espaço a irmã mais nova dizendo que ela não seria útil a qualquer circunstância. E além disso, possui a irmã mais nova Mary, casada com o herdeiro Charles Musgrave, apesar de bom coração é um tanto dramática com sua saúde, e pouco preconceituosa aos demais que não possui algum título de nobreza.
  Anne se apaixona por Frederick Wentworth, que é irmão da mulher do capitão rendário do casarão, e em pouco tempo o casal se apaixona um pelo outro, Frederick faz o pedido Anne de casamento, porém ela declina a oferta por conta do conselho de sua melhor amiga Lady Russel, que por ele ser jovem e não ter nada ainda no seu nome não seria um bom casamento.
 Oito anos se passam e a situação financeira do Sir Walter continua a mesma ou pior então mais uma vez ele arrenda o casarão ao casal Croft no período do inverno e vão a Bath, porém Anne vai depois, pois segundo sua irmã sua presença é indispensável e enquanto espera a ir Bath com a Lady Russel, ela fica hospedada com a irmã Mary, do qual ela vai fica cuidando dela no período. Anne conhece os Musgrave, que são agradáveis e sempre convida os jantares, e na mesma época advinha quem ressurge a cidade? Ele mesmo o Frederick Wentworth. Não vou contar mais senão eu vou contar spoliers do livro.
  Este é livro estava na minha lista de leituras a algum tempo, por conta do filme a Casa do Lago, no filme a protagonista sintetizar o sentimento do livro: Persuasão é sobre espera, mas espera no amor, é sobre ter certeza do que realmente se sente um pelo outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário