Editora: Novo Conceito
Titulo: Quando tudo volta
Autor: John Corey Whaley
Sinopse: Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.
Sabe aquele livro que você comprou pela capa? Então eu comprei esse livro naquelas feiras de livros por R$10,00 porque era barato e tinha gostado da capa levei ele. Enrolei um bom tempo para ler , mas quando li não me arrependi nem um pouco do livro. E para terminar o ano e começa um outro ano resolvi embarcar numa leitura segura , ou seja uma releitura, e lembre desse livro.
Culler Witter é um personagem com quem a gente consegue se identifica por ele não ser o mais populares dos garotos e nem o mais inteligente. Culler mora na pacata cidade de Lily no Arkansas, quando do nada aparece um ornitólogo dizendo que naquela cidade apareceu um pica-pau que era dado como extinto algumas décadas a cidade muda em função do acontecimento, o autor diz que a inspiração do livro veio de um acontecimento parecido acontecido em 2005.
Enquanto o foco da cidade é o pica-pau reaparecido, o irmão de Culler, Gabriel some e ninguém sabe se ele foi sequestrado, fugiu, ou foi morto? Culler e Gabriel são muito próximos e a pessoa mais afetada no sumiço do é justamente ele. No meio do sumiço do irmão Culler tenta ajudar a família a segui a vida, que já não ia muito bem desde da morte do primo por overdose. No meio desde caos que anda sua família Culler ainda tem que lida com sua mente muito fértil onde invariavelmente todos os seus pensamentos se transformam em pesadelos onde ele se encontra num apocalipse zumbi, com encontros amorosos desastrosos, e um amigo que tenta parecer forte mas, está mais perdido do que bala em tiroteio com o sumiço do irmão do amigo, que ele considera como seu próprio irmão.
O livro traz consigo um suspense de onde Gabriel está? Será que esse pica-pau está vivo mesmo ou esse cara quer só fazer fama? e se estamos vivendo apenas um ciclo onde já sabemos onde terminará.
Adorei a delicadeza da editora com os detalhes do livro, a cada página tinha esse detalhe do pica-pau na lateral do livro e a cada capítulo essa nuvenzinha, acho fofo quando a editora se preocupa com os pequenos detalhes.
John Corey Whaley tem três livros publicados sendo dois livros traduzidos no Brasil, este livro foi premiado pela American Library Association como pelo melhor livro de estreia e literatura Young Adult.