Terceiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo.
Editora: Leya
Titulo: A Tormenta de Espadas. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Três
Autor: George R. R. Martin
Se você assistiu a série sabe que o George O Cruel não gosta de casamentos.
Titulo: A Tormenta de Espadas. As Crônicas de Gelo e Fogo Livro Três
Autor: George R. R. Martin
Se você assistiu a série sabe que o George O Cruel não gosta de casamentos.
Então eu foi colocar os fatos que mais me chamaram atenção de acordo com minha percepção:
1. Casamento de Tyrion Lannister e Sansa Stark
Como eu não havia assistido ainda, e procurei desviar de todos os spoilers possíveis, fiquei chocada, sério. Nada como destruir os planos da casa do Tyrell e as ultimas esperanças de Sansa.
Pobre Sansa, a sua felicidade em si livrar do Rei Jorfrey durou pouco. Na série o Dontos, o cavalheiro que se tornou bobo da corte, aparece apenas nos últimos capítulos. Mas no livro, ele tem um papel importante pois ele cria a imagem da ultima salvação para Sansa.
Deve ser bem difícil para alguém como Sansa, ter um marido como o Tyrion, (apesar de eu ama esse personagem, que o Martin não nos escute.) para quem sempre sonhou com um cavalheiro alto ou um príncipe e tem que se casar com um anão, deve ser seu pior pesadelo.
Eu tenho um dúbio sentimento pela Sansa, tem horas que gosto da personagem sinto pena pelas coisas que ela passa, mas tem horas que eu detesto por ser essa garota mimada, então se algum momento da série ela morre não sentirei tanta sua falta.
Apesar de Tyrion ter sido um verdadeiro nobre cavalheiro com ela, ela não tentava nem apenas ser simpática com ele, e ainda fazia planos para fugir de Porto Real com ajuda de Dontos.
2. Casamento Vermelho
Como um acordo de guerra, Robby Stark teria que se casa com uma Frey, mas se apaixona por uma outra mulher e se casa com ela. Obs: Amei a esposa dele na série, foi uma das personagens que me doeu ver ela ser morta, mas no livro a esposa de Robb Stark é uma outra senhora de uma casa pequena, do qual ele passa algumas noite em seu castelo, como estava ferido ela ajuda a cuidar do seu ferimento, e acaba que os dois se apaixonam, e uma noite eles consumam o ato, e como um belo Stark, ele decidi se casa com a moça depois do fato.
E para reconciliar com a casa dos Frey, Robb Stark, pede ao tio para se casar com uma das Frey, para voltarem ao acordo inicial. Walden Frey aceita o acordo, mas por trás criar um plano maligno. E no dia do casamento assassina Robb Stark e a Senhora Catelly.
Agora é uma opinião pessoal, eu detestava a Senhora Catelly, metade do capítulos dela era ela falando de como estava triste pela perca dos filhos e blá, bla. sério fiquei bem alegre a hora que vi que ela morreu, me julguem. Mas achou que a Casa Frey, vai sofrer alguma coisa nos próximos livros, porque se tem algo que aprendemos em GOT, é que nunca devemos tratar mal uma visita dentro de nossas casas, pois isso se voltara com má sorte a esta casa.
3 Casamento de Jofrey
Se tem um personagem que eu comemorei a morte foi esse. Então depois de um monte de capítulos finalmente chega o casamento de Jorfrey com a Margaery da Casa Tyrell. E foi um casamento cheio de pompas e circunstancias.
Durante a festa de casamento Jorfrey, humilhou várias vezes nosso querido Duente, fazendo o servi vinho e derrubando nele de proposito, e uma das atrações era alguns anões simulando a guerra dos tronos, do qual Jorfrey pediu para Tyrion se junta a eles. E por fim pediu que ao tio que o servisse a torta de pomba de casamento, e Jorfrey ficou irritado por ver que Sansa não a comia e a fez corta e ajuda a serviu ao rei sua torta. Neste momento ele começa a se engasgar até sufocar e morre. (foi uma morte linda, obrigada George, ele sofreu muito como queríamos).
Fatos depois do casamento de Jofrey
Fuga de Sansa Stark
Com toda a confusão em socorre Jofrey, Sansa foge do lugar com Dontos sem saber para onde este ia levar; até chegarem um pequeno barco e outro a espera, onde Mindinho se encontrava. Para não deixa rastros Mindinho mata Dontos, e conta que era ele que dava as instruções a Dontos. E também conta que ele e a senhora Olenna e a própria Sansa sem saber era responsável pela morte de Jorfrey. Mindinho deu a Dontos uma tiara e instrui para dizer a Sansa que era o ultimo bem da sua casa, que seria uma honra ela usa-la. Só que as pedras da Tiara era um poderoso veneno, este caiu na taça de Jofrey a hora que ele obrigou a servi. Então Sansa foi levada longe de Porto Real, para a casa que Mindinho ganhou da mão do rei Tywin. E depois é levada a casa da tia, mas todo caminho ela teria fingir que era a filha bastada de Mindinho.
Mindinho se casa com a sua tia, e no dia do casamento Sansa é quase estrupada pelo cantor favorito da tia, salva apenas por um dos homens de Mindinho.
Passado alguns dias Sansa está triste, acorda cedo e começa a construí um mini Winterfel de neve. Até o adorável, só que não, seu primo aparece e começa a destruir sua Winterfel, irritada com o menino acaba sem querer destruindo o boneco que o pequeno carregava para todos os lados e ele começa a surta e destruí toda Winterfel de neve e gritar como um doido, até Mindinho aparece e sugerir ao uns dos empregados a levar ele para uma das sessões de saúde dele com sanguessugas.
Depois Mindinho ajuda a Sansa, a reconstruir Winterfel de neve, e começa a dizer o quanto é linda e que estava mais parecida com sua mãe, até dar um beijo nela. Enquanto isso a Senhora Lysa assistia a cena do seu quarto.
Enfurecida Lysa chama Sansa para uma conversa, só que na verdade os planos dela é de jogar a Sansa para "voar" pelas janelas. No momento em que quase estava sendo arremessada, Mindinho a salva, e joga com frieza a senhora Lysa.
Neste momento descobrimos o quanto Mindinho foi frio em seus planos, fez Lysa envenenar seu marido para todos pensarem que foram os Lannister, se casou com Lysa para ter um nome de uma casa e arquitetou a morte de Jorfrey. O que mais será que Mindinho fará?
Canção de Tyrion |
Condenação de Tyrion Lannister e Fuga.
Depois da morte de Jorfrey, o primeiro suspeito, e o único que a corte queria condenar era o Tyrion, então ele foi preso, e mesmo sendo inocente, diversas testemunhas surgiram contando como ele havia ameaçado o Rei.
Condenado ele pede a unica coisa, que se julgado por um duelo. O principe Oberyn lutou por ele, mas perdeu o duelo, ou seja ele seria condenado a perde a cabeça. Porém Jaime e Varys retiram da prisão uma noite antes de sua morte, pelos tuneis segredos do castelo. Mas antes de fugi, ele resolveu visitar seu pai. Para aumentar sua decepção, pois sua amada Shae já havia testemunhado contra ele no julgamento, encontra ela amarrada a cama de seu pai. Num ato de total ciume e ódio junta suas forças e a mata, depois ele encontra seu pai e usa a única arma que Jaime ensinou a usar. Uma besta (um arco e flecha mais caprichado) e atirou e matou seu pai, nas latrinas onde ele estava defecando.
Ok, aconteceu muita coisas, mas muitas coisas que das quais eu não citei, por exemplo você deve esta curioso para saber que aconteceu com Arya, Jon e Danny. E aconteceu muitas coisas, mas apenas coloquei os pontos dos quais eu achei mais importantes.
A Tormenta das Espadas dar tanto pano para manga que a 3 e 4 temporada de GOT, é sobre todos os fatos do livro.